HÁ 28 ANOS, JUNTOS POR UM MUNDO MELHOR.

“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda.” João 15:1-11

INSEGURANÇA ALIMENTAR

Você já sentiu a dor da fome? 😞
REAME - ONG Insegurança Alimentar

A FOME NO BRASIL 🇧🇷 

Um documento divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2023 revela um panorama alarmante: a fome e a incerteza alimentar se intensificaram globalmente.

Surpreendentemente, os números são ainda mais angustiantes no Brasil, onde cerca de 1,5 milhão de indivíduos foram tragados por essa triste realidade.

A situação é desoladora, tocando a vida de mais de 70 milhões de cidadãos brasileiros, que enfrentam diariamente a luta por alimentos essenciais.

10,1 MILHÕES

É o número de pessoas desnutridas no Brasil (IBGE).

21 MILHÕES

Não tem sequer o básico para comer todos os os dias (ONU).

70,3 MILHÕES

Estão em situação de insegurança alimentar (ONU).

A FOME NO MUNDO

A fome persiste como uma das questões mais urgentes que o mundo enfrenta atualmente. Segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), mais de 690 milhões de pessoas em todo o mundo foram afetadas pela fome em 2022, um aumento alarmante em comparação com anos anteriores.

No Brasil, o cenário também é preocupante. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 10,3 milhões de brasileiros vivem em situação de extrema pobreza, enfrentando insegurança alimentar grave.

QUEM SOMOS

Gislaine Freitas, fundadora do Reame

Como nasceu o REAME?

Nossa história começou em 1995, em uma praça em Nova Iguaçu, RJ, onde vimos a necessidade de mudar a realidade de crianças e famílias em situação de vulnerabilidade.


Somos uma organização que nasceu da paixão e dedicação de Gislaine Monteiro Freitas e sua equipe de corações generosos. Gislaine, uma assistente social e missionária, iniciou sua jornada missionária há 28 anos e, ao longo desse tempo, seu compromisso em fazer a diferença na vida das pessoas a levou a fundar o Reame.


Reportagem na Rede Globo

O que fazemos?

Durante nossa trajetória, atendemos a diversos projetos com foco na redução da desigualdade social.

Iniciamos nossa missão como gestores e missionários de um abrigo para meninos e meninas, encaminhados pelo Ministério Público e Conselho Tutelar, na Baixada Fluminense. Posteriormente, expandimos nossas operações para São Gonçalo, Santa Luzia e Jardim Catarina, alcançando cada vez mais vidas.

NOSSOS VALORES

ÉTICA​

CONSTRUÇÃO EM PARTILHA​

TRANSPARÊNCIA​

EXCELÊNCIA

ONDE ATUAMOS

Hoje, orgulhosamente, estendemos nosso alcance para todas as regiões do Brasil. Nossa Missão é mobilizar e articular recursos com propósito de fortalecer organizações, pessoas e projetos sociais que trabalham para redução da desigualdade social no brasil. ​

REAME

O REAME ATUA COM FORTE PRESENÇA NACIONAL

GALERIA

O Reame acredita e segue as premissas previstas nas diretrizes dos direitos humanos e no ordenamento jurídico do nosso país: o direito social à segurança alimentar e nutricional – lei 17.819/2022

REAME - ONG Insegurança Alimentar para Famílias


VEM COM A GENTE?

PROJETOS

Investimos em sonhos, educação, saúde, alimentação, cursos profissionalizantes, atividades esportivas e empreendedorismo. Acreditamos que cada vida que tocamos é uma oportunidade de transformação.

O Reame como uma aceleradora evangélica:

Oferecemos assessoria às organizações sociais que trabalham na redução das desigualdades sociais. Nosso programa é baseado em diagnósticos das organizações sociais para assessorar e inserir mentores estratégicos que possam oferecer suporte, ajuda na captação de recursos e promover o fortalecimento organizacional, através de processos organizados:

1. Proposta de Parceria e Triagem

2. Diagnóstico da Organização Social

3. Diagnóstico Territorial

4. Competências Customizadas

5. Assessoria Profissional

6. Captação de Recursos

7. Implementação

8. Monitoramento

REAME

Com R$50/mês

PROJETO
ADOTE UM CANTEIRO

Este projeto tem como objetivo promover o empreendedorismo social e a segurança alimentar, estabelecendo uma relação direta entre famílias produtoras em situação de vulnerabilidade social na região do Anhanduizinho, em Campo Grande, MS, e pessoas ou famílias interessadas em consumir alimentos frescos e saudáveis provenientes da horta comunitária.

Através da implementação de uma horta em uma área de 2 hectares ao redor da subestação de Energia do Lageado, o projeto visa produzir verduras, legumes e frutas de forma sustentável, além de facilitar a comercialização.



Atividades e Metas:

Prezamos por projetos que visam cultivar alimentos e o compartilhar em família, aprendendo a cultivar alimentos através das hortas, gerando um impacto positivo na nutrição e segurança alimentar.

Criação da Horta Comunitária

Preparar, cultivar e administrar os canteiros de acordo com um calendário sazonal, focando em cultivos de qualidade e saudáveis.

Economia Solidária com a Moeda Social "IDEAL"

Implementar o sistema de moeda social "IDEAL", lastreada em materiais recicláveis, para promover a reciclagem, a responsabilidade ambiental e a inclusão econômica.

Comercialização Sustentável

Estabelecer bancas de verduras na horta e desenvolver um aplicativo para pedidos e entregas via Delivery, com um valor mínimo de compra.

Desenvolvimento Comunitário

Promover a colaboração, o aprendizado coletivo e a coesão social entre as famílias participantes.
REAME

Educação Alimentar para Crianças e Adolescentes

PROJETO
PEQUENO CHEF GOURMET

O projeto Pequeno Chef Gourmet tem como propósito contribuir para a formação de hábitos alimentares mais saudáveis para 60 crianças e adolescentes, com idades entre 9 e 14 anos, juntamente com suas famílias, visando melhorar sua saúde.

Através deste projeto, espera-se promover uma melhoria na qualidade da alimentação dos participantes, reduzindo o consumo de produtos industrializados, frituras e alimentos enlatados, e sensibilizando as famílias para adotarem uma alimentação mais saudável, ao mesmo tempo em que fortalece os laços familiares.

Objetivos Específicos:

Através de etapas sociais estabelecidas, a alimentação saudável passa a ser uma prioridade assistida. Junte-se a nós na promoção de hábitos melhores para nossas crianças!

Conscientização Alimentar

Conscientizar os alunos sobre a importância de uma alimentação correta para corrigir ou minimizar problemas de saúde presentes na comunidade escolar, reduzindo assim os fatores de risco para diversas doenças.

Desenvolvimento de Receitas

Desenvolver receitas saudáveis e incentivar o reaproveitamento de alimentos para prevenir o aumento de casos de obesidade e de doenças crônicas na infância e adolescência.

Estimulo e Educação Nutricional

Estimular a conscientização sobre a importância da educação alimentar e nutricional entre os pais e responsáveis.

Fortalecimento de Vínculos Familiares

Através da gastronomia.
JUNTE-SE A NÓS NA LUTA CONTRA A FOME.

Convidamos você a se juntar a nós nessa jornada vital. Compartilhe nosso site com amigos e familiares, participe de nossas campanhas de conscientização e ajude a difundir informações essenciais sobre a fome. Juntos, podemos fazer a diferença e criar um futuro onde a fome seja apenas uma memória distante.

REAME
REAME

TRANSFORME A REALIDADE

DE UMA FAMÍLIA.

REAME
REAME

Aponte a Câmera do seu celular para ler o QR Code

Doações via PIX pelo CNPJ ou Conta Corrente:

00.958.056/0001-53
Banco: Bradesco
Agência: 309
Conta Corrente: 0683699-2
Instituto Reame

CONTATO

Contacts Subtitle

Email

parceria@reame.org.br

Phone

+55 21 98593-1962

© Direitos Reservados REAME.  2023 • PRODUZA

Feito com ❤ pela PRODUZA®